
Com a natureza praticamente intocada a pequena Vila de pescadores de São Miguel dos Milagres é um dos destinos mais procurados do Estado de Alagoas. Se você está afim de conhecer todas as belezas desse lugar encantador vem comigo que nesse post eu vou te mostrar tudo que você precisa saber para explorar ao máximo cada cantinho desse paraíso.
Como chegar?
São Miguel dos Milagres fica aproximadamente 100 Km de Maceió. Então a primeira coisa a fazer é pegar um voo até a capital de Alagoas, a melhor forma de chegar a São Miguel dos Milagres é de carro e será bastante útil para explorar a rota ecológica. Os aeroportos mais próximos são de Maceió e Recife e futuramente teremos o aeroporto de Maragogi
Melhor época para ir
Por lá costuma fazer calor quase todo ano, entretanto é bom saber que a chuvas são mais frequentes entre abril e o início de setembro. Assim como muitas outras cidades de Alagoas, julho costuma ser um mês que mais chove em Milagres. Mas calma! isso não significa que você pegará chuva todos os dias e essa chuvas muitas vezes são passageiras independente do mês que você escolher, apenas fique atento para pegar um período bom de maré baixa para você poder curtir as piscinas naturais durante o dia.
Vale dizer que durante os meses de dezembro e janeiro a cidade costuma ficar lotada por conta das férias e das festas de final de ano para quem deseja fugir da alta temporada os meses de outubro e novembro são ótimas opções, pode até acontecer de chover nessa época, mas passa bem rápido e logo o céu se abre.
O que levar?
É indispensável levar um bom protetor solar ou roupas e acessórios e proteção máscara para snorkel e uma sapatilha de neoprene para os passeios das piscinas naturais.
O que fazer em Milagres?
A cidade tem cinco praias de belezas diferentes e longos trechos de areia sem grande movimento de pessoas, vale a pena consultar a Tábua de Marés
da região pois as praias ficam bastante diferentes em períodos de maré alta e maré baixa. Milagres não é muito grande então uma boa dica conhecer os municípios vizinhos que também não deixam a desejar em matéria de praia. A propósito esse é o grande barato da região! Ter acesso à praias próximas mas vazias e menos exploradas.
Praia de Porto da Rua

Essa praia é como se fosse o centrinho da região é muito bem estruturada e com fácil acesso à praia, porém é uma das mais cheias durante os finais de semana e na alta temporada. Ótima para crianças por ter um mar mais calmo na maré baixa e vários a recifes que representam as águas do mar formando diversas piscinas naturais quando a maré está baixa.
Na Praia de Porto da Rua precisa-se andar muitos metros até conseguir pôr os pés no mar a partir da areia da praia de Porto da Rua também é uma boa você ir caminhando até a foz do rio tatuanha na divisa entre a cidade e Porto de Pedras.
Praia do Toque

Uma das mais conhecidas de Milagres é a praia do toque, fica a 3 km do centro. É uma praia bem tranquila perfeita para quem quer fugir da muvuca e de praias lotadas, com piscinas naturais lindas e cristalinas é possível fazer um passeio de Jangada para poder acessá-las. E nessa praia que ficam a maioria das pousadas mais charmosas e luxuosas da região.
A praia do toque fica entre a Praia de Porto da Rua e a Praia de São Miguel dos Milagres, quando eu fui eu curti a estrutura do Milagres do toque Beach Club o lugar é um charme!
Praia de São Miguel dos Milagres

A praia que leva o nome da região tem Águas calmas e mansas e durante a maré baixa vários bancos de areia se formam embelezando ainda mais a paisagem. Nessa praia é possível encontrar vários quiosques para aproveitar o dia.
Frequentemente ela fica cheia aos finais de semana feriados e festividades principalmente no Réveillon.
Praia do Riacho

Essa praia fica bem próxima ao centro e a praia de São Miguel dos Milagres sua Orla é repleta de vegetação Tropical. A praia é super calminha e costuma ter pequenas marolinhas. Nela tem poucas opções de barracas e bares e é uma praia um pouco mais tranquila que a praia de São Miguel dos Milagres.
A partir da Praia do Riacho você poderá ir andando até a Praia do Marceneiro.
Praia do Marceneiro

a Praia do Marceneiro é uma das preferidas dos turístias e com um lindo Coqueiral a Praia do Marceneiro tem um comércio simples e estrutura com cadeiras e guardassóis para receber os turistas.
Perfeito para passar um dia inteirinho curtindo aquele sossego de frente para o mar.
O pôr do sol na praia do Marceneiro também é muito famoso. Entre a Praia do Riacho e a Praia do Marceneiro também fica famosa Capela dos Milagres que foi construída com o intuito de realizar cerimônias de casamento e que fica em uma propriedade privada.
Praia do Patacho

já que você vai estar na região aproveite para conhecer a Praia do Patacho que fica no município de Porto de Pedras bem do ladinho da praia de Lages acerca de 16 km de São Miguel dos Milagres.
A Praia do Patacho tem se tornado uma verdadeira sensação na região dos últimos anos devido ao seu cenário paradisíaco repleto de altos coqueiros, pousadas charmosas e águas tranquilas com piscinas naturais acessíveis A partir de passeios de jangadas.
Você pode conhecer as praias da região Caminhando com bikes propícias para andar na areia ou fazendo um passeio de bug onde você conhecerá a praia de Laje. Dependendo do tempo disponível e do seu roteiro, Você pode organizar uma viagem que contemplas em Maragogi Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas.
Onde ficar?

Engana-se quem pensa que Milagres por ser uma pequena cidade não tem bons hotéis ou pousadas. A região tem charmosas acomodações e algumas delas oferecem inclusive transfer a partir do aeroporto de Maceió.
Para quem prefere uma hospedagem mais simples o aluguel de casas e de chalés na região pode ser uma boa pedida. A maioria dos hotéis e pousadas de São Miguel dos Milagres ficam no centrinho, onde é a praia principal da cidade ou nas praias vizinhas.
A região da Praia do patacho é um pouco mais cara para se hospedar e por estar um pouco mais isolada não há uma estrutura comercial logo o ideal é fazer as refeições no hotel na pousada em que você estiver hospedado.
O que comer?
A gastronomia de Milagres é voltada aos peixes e frutos do mar fresquinhos, mas também tem as famosas delícias Nordestinas como tapiocas e saboroso kituts que levam carne de sol. Você poderá comer também a famosa maçomizada que é um ensopado feito com maçoninho acompanhado de pirão de peixe e arroz.
Quanto tempo ficar?
Milagres não é daqueles de sinos que você fica se preocupando em ter que conhecer todas as atrações da região, é um destino para relaxar! Se você for para conhecer São Miguel dos Milagres 2 ou 3 dias serão mais do que suficiente para você fazer as principais atividades da cidade, mas para curtir com calma a região seria bom mesmo passar de quatro a cinco dias por lá.
Agora se você pretende fazer a rota ecológica completa e explorar Milagres, Maragogi, Praia dos Carneiros, Porto de Galinha E muro alto e por aí vai aí seria melhor você ativar algo entre uma ou duas semanas de viagem e com certeza você não vai se arrepender de fazer essa rota.